ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES LOTA CÂMARA DE BRUSQUE


Com a presença maciça dos servidores de diversas categorias, a primeira assembleia para discutir a Data Base - 2020 foi um sucesso e deu a largada para discutir e construir a pauta de reivindicações que será levada pelo SINSEB para a administração municipal. A Câmara de Vereadores ficou lotada na noite de ontem (12), com a participação de mais de 150 servidores que estabeleceram mais de vinte clausulas, que vai desde o vale transporte e alimentação, férias, insalubridade até o reajuste do magistério e do quadro geral de servidores. Valor esse requerido com reposição inflacionária do ano anterior mais 3% de aumento real e 12,84% (piso nacional) para o magistério, respectivamente.

 


Foi definido em votação e como sugestão dos presentes que seja feita uma perícia geral para todas as categorias, onde será avaliada a possibilidade de incluir insalubridade, já que os servidores acreditam que desde os agentes de saúde, quanto os monitores da educação que tem contato situação ou condição que afeta de forma potencial a saúde das pessoas.

 


O assessor jurídico lembrou que o sindicato já entrou com ações conjuntas para diversas categorias sobre esse assunto. A insalubridade dos agentes de saúde, dos profissionais que trabalham nas unidades já tramitam na justiça. Mesmo assim, será criado uma comissão para acompanhar os peritos durante as perícias nos locais de trabalho.

 


Os servidores do Obras já tem marcada reuniões para discutir o banco de horas e demais assuntos pertinentes a categoria. No entanto, entrou na pauta as solicitações feitas pelos servidores presentes. 
Foi debatido também o reenquadramento ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE (Agentes Comunitários de Endemias) e Monitores. Além do reajuste automático para o magistério.
O presidente do SINSEB, Orlando Soares Filho, conduziu a assembleia e revelou algumas notícias pertinentes aos servidores.

 


“Vamos levar essa pauta não só para a atual administração, mas para todos os candidatos a prefeito, para que eles tenham ciência e se comprometam em solucionar os problemas que temos durante a sua gestão”, adiantou Soares. “Outro detalhe importante é que o Sindicato mantem um bom diálogo com todos vereadores, evitando que  projetos que eventualmente fossem enviados para a Casa e que prejudicassem o servidor não fossem aprovados”.

 


O SINSEB já teve grandes conquistas sobre a insalubridade no decorrer da sua trajetória em defesa dos servidores, uma delas é bastante visível aos olhos da população. Antigamente os servidores do Obras e Samae corriam riscos ao se locomover em cima da caçamba dos caminhões, hoje, todo o funcionário é transportado em veículo seguro, micro-ônibus ou carro apropriado.
A CIPA também foi lembrada como importante proteção para segurança dos servidores e que foi outra conquista do SINSEB.

 


O prefeito receberá amanhã (14) a comissão de negociação e a equipe do SINSEB para começar a rodada de negociações.