

SINSEB e Dentistas do município buscam solução com a prefeitura
O Sindicato diante das manifestações dos Dentistas Servidores Públicos Municipais, acerca da perda do Adicional de Periculosidade, convocou todos os profissionais para uma reunião afim de discutir a situação da categoria.
Na reunião, realizada nesta terça-feira, 05, foi discutido um calendário de mobilização da categoria e de conscientização da sociedade brusquense acerca das condições periculosas de trabalho dos profissionais odontólogos na rede pública municipal de saúde.
Os Dentistas lutam historicamente por reivindicação salarial de perdas originarias do Plano de Carreira de 2009. E agora tiveram uma nova perda de 30% do adicional de periculosidade, recebidos por utilizarem nos consultórios da rede pública aparelhos de radiologia, dentre outros procedimentos, considerados legalmente periculosos.
Prefeitura diz que é período eleitoral
As negociações sobre a carreira dos dentistas são bandeira do Sindicato há mais de 12 anos. Ainda em Março deste ano a prefeitura assinou um acordo com a nossa entidade garantindo que existiriam avanços. Contudo, até o momento nada avançou. A prefeitura justifica agora que é por causa do período eleitoral, contudo, já poderia ter resolvido essa questão.
Na reunião desta semana com o SINSEB, os profissionais dizem compreender o período eleitoral, mas reivindicam que a prefeitura cumpra o acordo negociado com a categoria, enviando um projeto de Lei para a Câmara Municipal, com início do pagamento das reivindicações salariais a partir de Janeiro de 2023.
O Sindicato irá oficializar a administração nesta semana.
Município já perdeu profissionais
A retirada no adicional de periculosidade não só pode como já vem ocorrendo. Alguns dos postos de saúde da rede pública já perderam dentistas em virtude da defasagem salarial. Agora com mais um corte significativo da renda, mais profissionais podem deixar o serviço municipal em busca de outras oportunidades com melhor remuneração e condições de trabalho.
Por outro lado quem perde é a população brusquense, já que os excelentes profissionais que hoje atuam no município são pós-graduados, especialistas e mestres, possuem anos de experiência e familiaridade com a população com atuação na política pública da atenção básica na Saúde, principalmente nos bairros.
Retirada aconteceu abruptamente
É expressiva a retirada do adicional de periculosidade na renda familiar dos profissionais Odontólogos que atuam na rede básica de saúde do Município. De um mês para o outro todos os profissionais receberam 30% a menos no seu salário.